Jornadas Culturais

O evento Jornadas Culturais completou em 2014 uma década de existência. Para comemorar, foram organizados oito encontros ao longo do ano – promovidos por uma parceria entre o Itaú Cultural e a Fundação Bunge – para discutir e levantar questões sobre temas relacionados a centros de memória que reúnem, preservam e compartilham o conhecimento adquirido ao longo do tempo.

Surgiu a partir desse conceito uma marca em forma de caixa (ou arquivo, gaveta). Já o universo visual traz palavras ligadas à atividade dos centros de memória desconstruídas, o que incita a procurar entendê-las, assim como as lembranças do passado auxiliam na compreensão do presente.

 

Cliente

Itaú Cultural

Ano

2014

O que fizemos

Identidade
Linguagem de marca
Manual de marca
Marca

O desafio do projeto foi criar uma identidade marcante para ilustrar o evento e que criasse um questionamento sobre o papel dos centros de memória.

Nossa proposta foi despertar a curiosidade do público utilizando a desconstrução das palavras impressas em silkscreen sobre um suporte diferenciado, no caso as caixas-arquivo, que compunham a cenografia. A mesma linguagem foi utilizada nas demais peças da identidade, como, por exemplo, o book que usa faca e papel kraft fazendo referência ao conceito proposto.